Mutirão de coleta de lixo eletrônico da Semapa recolhe 11 toneladas em um dia

Nesta sexta-feira (29), a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), realizou mais um mutirão para coleta de lixo eletrônico. Ao final do dia, foram calculados cerca de 11 toneladas de descarte reunidos. A empresa Natusomos, responsável por transportar o conteúdo até o local adequado, estacionou seus dois caminhões na Praça Silveira Martins e, ao final do dia seguiu para Horizontina.
Desta vez, a ação aconteceu no centro da cidade em conjunto com um trabalho da equipe de Educação ambiental. Os estagiários do curso de Biologia da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Gabriel da Silva, Tailane Rodrigues e Pâmela Cunha abordaram a população que transitou pela praça e entregaram material informativo. “É importante explicar sobre o descarte adequado e as consequências de lixo eletrônico na natureza”, ressalta Tailane.
O trabalho de panfletagem e orientação, segundo destaca Silva, também é realizado junto aos moradores dos entornos dos arroios bageenses. “Visitamos todas as casas e discutimos sobre como os nossos arroios e suas encostas devem ser preservadas. A consequência desse cuidado será uma melhor qualidade de vida para todos”, afirma.
O secretário de Meio Ambiente, Aroldo Quintana, acredita que essas iniciativas acabam mudando a consciência coletiva do bageense. “Nos aproximamos mais da população e, a cada mutirão, conseguimos alcançar ainda mais bageenses informando e orientando sobre os cuidados com nosso meio ambiente e nossa cidade”, complementa. O Eco ponto da Semapa fica aberto diariamente para receber descartes especiais, como pneus e eletrônicos (exceto lâmpadas, toners de impressora e pilhas) na rua 20 de Setembro, 889, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. “Se for muita quantidade, podemos ir buscar no local com nossos caminhões mediante agendamento pelo fone (53) 3240 5161”, complementa.