Semapa faz abertura da Semana do Meio Ambiente em Bagé

A Prefeitura Municipal através da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), deu início na noite desta quarta-feira (13), nas atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente, que neste ano tem o tema “Aprender, agir e transformar”, no auditório do Palacete Pedro Osório.
O secretário Aroldo Quintana fez a abertura do evento falando da reflexão que os bageenses devem ter com as questões ambientais e dos elementos que compõem a natureza.
“Este momento é interessante para podermos nos reunir para trocar ideias e debater a conscientização com a população dos cuidados que todos devem ter com a natureza”, enfatizou.
O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Norton Sampaio, engenheiro agrônomo, elogiou a programação que vai ser realizado durante o período. “Tenho orgulho de ver que hoje em Bagé existe um conselho do meio ambiente reformulado e uma gestão que trabalha em ações para conscientizar a comunidade. Daqui há dois meses estaremos sediando o 10º Fórum Gaúcho de Arborização, um evento patrocinado pela sociedade brasileira de arborização urbana, demonstrando que Bagé já está no mapa da gestão ambiental”, adiantou.
Para o vice-prefeito Manoel Machado, a realização da Semana Municipal do Meio Ambiente é de extrema importância e que apesar das dificuldades enfrentadas pela administração, o município tem avançado nesse sentido. Machado ainda destacou que a conscientização deve começar nas escolas, e que a secretaria de educação já possui um setor de educação ambiental.
Portanto, desenvolvimento e preservação devem caminhar juntos, e a atividade busca trazer para a população e gestores públicos a informação sobre o desenvolvimento sustentável e como ele pode ser aplicado no cotidiano.
Confira a programação do último dia 15/06:
14h- “Compostagem e vermicompostagem” – Dra Denise Martins – IFSUL
Local: Auditório IFSUL
17h – Oficina: “Reaproveitamento do óleo de cozinha usado” – Dra Ana Quadros – IFSUL
Local: Auditório IFSUL
19h- “Importância da vegetação no espaço urbano e os planos diretores” – Me. Vinícius Borba – IFSUL Charqueadas
Local: Palacete Pedro Osório
20h- “Tecnologia e Inovações para o processamento de resíduos” – Luigi Florian