Centro do Idoso oferece atividades gratuitas em várias áreas

Sob a orientação da Secretaria de Assistência, Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), a coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Ângela Gervásio, informa que estão abertas as inscrições para o novo curso: “Saber Como Cuidar Alzheimer”, que está sendo oferecido onde, para alunos maiores de 18 anos. “Cuidar de uma pessoa com Alzheimer costuma ser um desafio para os familiares e/ou cuidadores. Os especialistas estimam que um doente exija, em média, cerca de 16 horas de cuidados ininterruptos. Durante o curso vamos instruir as pessoas sobre como lidar da melhor forma com essa situação, consequentemente assim melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, comentou.
Outros dois cursos que estão com as inscrições abertas, e que qualquer pessoa maior de 18 anos pode frequentar, são o de Cuidador de Idosos e o de Massagista,  onde a idade para frequentar os cursos em questão é excepcional e exclusiva para esses casos. Para maiores de 60 anos, o Centro do Idoso possui algumas vagas disponíveis para: Alongamento, Contos e Poesias, Coral e Canto, Crochê e Tricô, Dança de Salão, Dança Flor da Idade, Espanhol, E.V.A, Flores e Fuxico, Programa Pré Aposentadoria (Preap), Formiguinha, Massoterapeuta, Oficina do Brinquedo, Ponto Cruz e Violão.Os interessados devem realizar as inscrições no Centro do Idoso e são exigidos os seguintes documentos: identidade; foto 3×4; comprovante de residência; atestado médico constando restrições e liberações (o último para atividades que exijam esforço físico do aluno).
A coordenadora informou que o Centro oferece hoje 67 cursos para as 2.906 pessoas que passam no local semanalmente, sendo 944 alunos fixos. O restante dos atendimentos é feito fora do local, onde os oficineiros voluntários atuam levando os cursos de Ginástica, Oficina da Memória, Educação Física, Terapia e área da beleza para locais como: Casa Dia, Fundação Geriátrica José e Auta Gomes, Vila Vicentina, Catyve e Centro Social Urbano.
Os interessados em fazer parte das oficinas e cursos devem comparecer na secretaria do Centro do Idoso, que fica na rua Marcílio Dias, 800, com os documentos de identificação para realização da matrícula. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (53) 3241 2947.