Secretaria de saúde realiza lançamento da plataforma de raio x digital

Foto: Rodrigo Sarasol

Nesta quarta-feira (13), o secretário de Saúde e Atenção à Pessoas com Deficiência, Mario Mena Kalil, apresentou à imprensa o lançamento da plataforma de Raio X digital.  O novo e moderno sistema, disponibiliza o laudo e imagem para todas as unidades de saúde, através de senha e login que pode ser acessado do computador ou smartphone com acesso à internet. A apresentação aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Pioneira com está tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS), no Rio Grande do Sul, Bagé está disponibilizando mais agilidade, dinamismo e eficiência para a população, garantindo o laudo entre 24h e 48h, ou se colocado como urgência no prazo de uma hora.

O titular da pasta ressaltou o avanço do SUS através desse sistema implantado na rede municipal. “Essa é uma importante conquista, que primeiro passou pela aquisição do aparelho de raio x digital, instalado no Posto de Atendimento Médico (PAM). Mas nós havíamos feito um compromisso com a população, que os postos de saúde em breve estariam recebendo as imagens do raio x e laudo, e nós estamos anunciando  hoje mais uma grande conquista para a saúde. Com todo o apoio do prefeito, Divaldo Lara, a saúde conseguiu junto com essa parceria público privada com o Hospital Universitário (HU), dispor de equipamentos para implantar esta nova plataforma”, ressaltou. Conforme o secretário, a implantação do recurso,  não gerou custos aos cofres públicos.
O coordenador administrativo e coordenador de tecnologia do Hospital Universitário, Eduardo Pizani, comentou sobre os novos passos que o município está dando perante a tecnologia. “Estamos dando passos muito importantes e bem inovadores, levando dinamismo e eficiência dos exames aos pacientes. E o atrativo maior, é que os médicos a partir do login podem acessar através do smartphone essa tecnologia em tempo real, sem restrição na questão laudo e da série de imagens”, pontuou.
 A médica Jennifer Williams, que atua no Centro de Referência Centro Social Urbano, comentou sobre a facilitação e benefícios para as pessoas que utilizam o sistema. “É um novo ganho para a área médica, porque a partir de hoje vamos poder fazer um diagnóstico mais rápido e fiel, com essas imagens em tempo real. Tenho certeza que esse é um ganho muito importante para a nossa cidade”, afirmou.
A tomografia também está incluindo os laudos no sistema.
Laboratório Central
Na oportunidade o Secretário, também anúnciou que dentro de 30 dias, o Laboratório Central do município, já estará no novo prédio, localizado na Rua Juvêncio Lemos, 181. A obra na casa, conta com 240 metros quadrados, contendo 10 salas, sendo elas para coletas de exames, análise e recepção e acesso aos cadeirantes. Os custos aproximados da reforma é de R$ 15 mil, recursos próprios da secretaria.  Até o momento, o laboratório está funcionando junto ao Centro de Referência Materno Infantil Camillo Gomes.
De acordo com Mena, as novas instalações devem aumentar o número de exames para 13,5 mil exames mensais. Atualmente, o laboratório é responsável pelo diagnóstico de cerca de sete mil exames e realiza a análise de 66 tipos, contando com uma equipe de seis bioquímicas, seis técnicas de enfermagem, quatro recepcionistas e uma responsável pela higienização do local.