Smasi possibilita palestra sobre violência infantil para acadêmicos de psicologia

Joseana Pires

A Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi) participou, na noite desta quarta-feira (16), através da Coordenação de Proteção Social Especial de Média e Alta complexidade, da 6° semana acadêmica do campus da Faculdade Ideau.

Na ocasião, foi apresentada uma palestra ministrada pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que faz parte da programação da “Semana alusiva ao 18 de maio” e discorreu sobre o tema: “Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A iniciativa foi acompanhada por interessados e pelos alunos do curso de psicologia.

A coordenadora do Creas, Aline Dourado, abriu a palestra esclarecendo o trabalho praticado pelo Centro, desde a acolhida, passando pela orientação psicossocial e jurídica, visitas domiciliares, encaminhamentos e acompanhamentos individuais e grupais à crianças, adolescentes, idosos e seus respectivos familiares.

A coordenadora e professora do curso e também coordenadora de Proteção Social Especial da Smasi, Lisandra Lucas, esclareceu a importância da abordagem do tema para o curso de psicologia. “Por formação, essas alunas serão as novas profissionais, terão muitos desafios na carreira, e esse é um tema dos mais importantes da área, pois lidamos com o que há de mais sagrado em uma pessoa: sua intimidade, seu corpo e seus sofrimentos”, afirma.

Durante a oportunidade, ainda foram exibidos vídeos de relatos reais de violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. Essa temática que trata do combate a esses crimes é cruel, e todos possuem o dever de combater essas atrocidades, que infelizmente, permeiam a sociedade. A plateia, de futuros profissionais de psicologia, mostrou-se bastante interessada no tema, e após a palestra, várias perguntas foram respondidas para os acadêmicos. O encerramento se deu com a distribuição do livro “A voz do Segredo: Narrativas de Violência Sexual Infantil” para o público presente.