Secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência anuncia novidades

A saúde em Bagé vem ganhando grande destaque na administração do prefeito Divaldo Lara. Além de reformas em postos dos bairros e criação do Centro de Referência Eduardo Sá Monamny, reabertura do Centro de Especialidades Odontológicas e de sala de dentista em postos de saúde, disponibilização de exames que zerou a fila de tomografia, renovação de frota, dentre muitos outros itens. Para as próximas semanas, mais melhorias serão realizadas, garante o secretário Mario Mena.

O titular destaca que através de emendas parlamentares, serão recebidos vários equipamentos para os próximos dias, como tabletes para os agentes de saúde trabalharem nos bairros da cidade. Mena destaca o trabalho da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, citando principalmente o secretário Eduardo Deibler e o coordendor Márcio Pestana, que elaboram os projetos para a garantia do recebimento das emendas parlamentares indicadas. O responsável pela saúde destaca o deputado federal Afonso Hamm, o que mais disponibilizou valores para Bagé nesta área.

Mena também relatou que foram solicitadas cinco novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo o secretário, a pasta aguarda a liberação, pois o normal do Ministério da Saúde é a renovação dos veículos a cada cinco anos: “Esperamos que sejamos atendidos, pois isto irá diminuir consideravelmente os gastos com manutenção”, relatou. Outra importante ação em relação à Samu é o novo local onde ficará centralizado o órgão. Dentro de 60 dias a obra que fica ao lado do Centro de Referência Eduardo Sá Monamny, no bairro Getúlio Vargas será a sede do serviço. “É um espaço três vezes maior que o atual, com menos trânsito nas imediações e próximo à Unidade de Pronto Atendimento (Upa). Os motoristas e profissionais de saúde terão deslocamento mais fácil e ágil”, explicou Mena.

A área de odontologia da saúde, também terá novidades nos próximos dias. Dois combos de estrutura para salas de dentistas serão instalados no município. A previsão é que os o posto do bairro Ivone e o Centro de Referência Eduardo Sá Monmany recebam o equipamento.