Atividades do Meu Bairro Melhor contam com participação da comunidade

Foto: Paulo Batista

Durante uma semana o Governo Municipal realiza atividades nos bairros Habitar Brasil, Morgado Rosa e Prado Velho. As ações, que iniciaram na segunda feira (14), fazem parte do projeto Meu Bairro Melhor, que chegou a sua sétima edição, marcada pela participação ativa da comunidade e melhorias impactantes na vida dos moradores da zona leste.

As melhorias alcançam a infraestrutura e comunidade escolar, onde todas as quatro escolas devem receber, através do trabalho de educação ambiental, da Secretaria da Educação e Formação Profissional (Smed), espaços de lazer confeccionados com o aproveitamento de pneus. Para a diretora da escola de educação infantil Senador Darcy Ribeiro, Márcia Soares, o espaço atenderá 109 crianças que frequentam a instituição. “Durante muito tempo a comunidade escolar esteve carente de melhorias. Hoje com a revitalização da nossa praça, além do espaço de lazer confeccionado com os pneus, nós poderemos ofertar qualidade para a recreação destas crianças”, comenta Márcia.

Os serviços de poda de árvores, coleta de lixo eletrônico e materiais de grande porte, estão sendo realizadas desde o início da semana pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção do Bioma Pampa (Semapa). Segundo o secretário Aroldo Quintana, já foram retiradas 18 cargas de coleta, além da poda de 78 árvores, somente no bairro Prado Velho. “Os serviços de tele busca, para o material de grande porte, funcionam diariamente na secretaria, porém ações de aproximação, desenvolvidas em forma de mutirão causam mudanças impactantes na vida da comunidade”, afirma o titular da pasta.

Para Valdecir Araújo, morador há 22 anos do local, o apoio da comunidade é fundamental. “Temos um campinho no bairro que, mesmo o caminhão passando periodicamente, os moradores colocam o lixo lá”, destaca o morador. Já para Maria Lucia Kittl, que há 16 anos reside no bairro, além da pavimentação a limpeza do bairro melhorou a qualidade de vida dos moradores. “A prefeitura está fazendo a parte dela, os moradores também têm que fazer a sua parte para que possamos ter um bairro limpo, um bairro melhor”, a moradora salienta também a importância da pavimentação da sua rua Breno José Coronel Machado, “Antes a gente saia de um buraco e entreve no outro, além de encher a casa da gente de poeira”, encerra.

Conforme o Prefeito de Bagé, Divaldo Lara, o importante é ofertar melhorias para comunidades que sofreram anos com o abandono por parte do poder público. “São centenas de servidores, máquinas, equipamentos e muito planejamento para conseguirmos realizar as principais demandas dos bairros. Enfrentamos nossas dificuldades mostrando força de trabalho, dedicação e empenho, trabalhando em rede, unindo todas as secretarias pelo desenvolvimento da cidade como um todo”, diz.

Contemplando os locais mais afastados do bairro, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) deve concluir o patrolamento de 6,2km na estrada do Quebrachinho, além do serviço de colocação de bueiros e patrolamento no bairro Santa Terezinha. A secretaria deve realizar ainda a substituição da ponte da estrada do Quebrachinho, por uma ponte de concreto com largura aproximada de 10 metros, serviço realizado em parceria com a empresa Dallé Construções e responsabilidade técnica da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos.