Emoção marca homenagens no Arquivo Público

Foto: Paulo Batista

A iniciativa da Prefeitura de Bagé em homenagear grandes pessoas da história da cidade levou quase uma centena de pessoas ao Arquivo Público de Bagé, na manhã desta sexta-feira, para o descerramento das placas das salas.

A solenidade foi marcada por muito sentimento. Familiares dos homenageados ficaram emocionados durante o evento que contou com um vídeo, contando a história de cada uma das personalidade. Inclusive, o local escolhido para a exibição foi o auditório, agora denominado Téo Obino. O espaço foi um dos inaugurados no dia de hoje e está apto para receber palestras.
O diretor do Arquivo, Claudio Lemieszek, foi o primeiro a discursar: “O prefeito Divaldo Lara nos assegurou que as demandas seriam atendidas e de fatos tivemos todos nossos pedidos deferidos”, garantiu.
Também presente no evento, o deputado estadual Luis Augusto Lara se pronunciou: “Todas as gerações desta cidade serão eternamente gratas por tudo que é guardado, com muito esmero, nesta instituição. Quem não preserva a história comente os mesmos erros do passado”, salientou.
Divaldo também se manifestou: “O Arquivo Público não é do governo, nem da Prefeitura, e sim da comunidade bageense. Estamos sempre interessados em promover e melhorar este local que guarda registros de grandes nomes de homens e mulheres que fizeram a história de Bagé ser pujante como é”, falou.
Após, ocorreu a exibiu do vídeo já mencionado anteriormente e, na sequência, as famílias dos homenageados apresentaram as placas com os nomes. Receberam a honra Luis Olavo Almeida de Salles (acervo desenvolvimento rural), Octávio Assumpção Graffrée (acervo assistência social), Mauricio Infantini Filho (acervo saúde) e Zair da Rosa Romero (acervo Prefeitura em geral).
Um scanner planetário também foi adquirido. A previsão é que sejam digitalizados 1800 documentos por dia e, em breve, colocar tudo na rede mundial de computadores para que sejam acessados em qualquer parte do mundo.
Também participou da solenidade o deputado federal Afonso Motta (PDT-RS).