Arquivo Público Municipal realiza ações nas próximas semanas

Foto: Patrícia Leal

Revitalizado em outubro de 2017, o espaço que acolhe o Arquivo Público Municipal realiza um importante ato em memória do publicitário Beto Coronel. No dia 13/3, a família do empresário, falecido recentemente, entrega para o município um vasto material de televisão e rádio digitalizados por Paulo Ferreira, que trabalhou com Coronel na rádio Calandra FM nos anos 90. Dentre os itens, existe uma entrevista com o cantor e compositor Milton Nascimento concedida na avenida Sete de Setembro, quando chegava em Bagé para um show. Partes da apresentação que ocorreu no Militão também está entre as doações.

“É um rico material que conta parte da história da propaganda em Bagé. Comerciais antigos e históricos serão entregues para o Arquivo para serem guardados para sempre”, ressaltou o diretor do local, Claudio Lemieszek.
 Homenagem a ilustres personalidades
Já na primeira quinzena de abril, além do auditório, que levará o nome de Téo Vaz Obino, várias salas do Arquivo Público recebem placas homenageando diversas pessoas da sociedade bageense. A sala de acervo com documento do desenvolvimento rural no município será Luis Olavo Salles; o da saúde se chamará Maurício Infantini Filho, a do Controle Interno, Zair Romero e a de assistência social, Octávio Assumpção Gaffrée.
Melhorias
Ano passado, o Arquivo Público recebeu intervenções internas como pintura, melhorias na estrutura, colocação de piso e pequenos reparos por parte da Prefeitura. Na época, Lemieszek, garantiu: “Era um pedido histórico que a estrutura do Arquivo fosse melhorada e agora, através do prefeito Divaldo Lara, nós conseguimos”.