Reunião no Palácio Piratini avança tratativas para voos comerciais em Bagé

Foto: Rodrigo Sarasol

Nesta quarta-feira (7), um encontro no Palácio Piratini teve como tema principal a expansão da aviação regional no Estado. Cinco são as cidades que devem receber os voos comerciais conectados a Porto Alegre. Além de Bagé, que foi a primeira a começar a tratar do tema, Rivera, Passo Fundo, Rio Grande e Santa Cruz do Sul, também devem receber o serviço a partir de março.

Participaram do encontro o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco; o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen; o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes; secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes; o Diretor de Relações Institucionais da Gol Linhas Aéreas, Alberto Fajerman, e o presidente da Two Flex Táxi Aéreo, Ruy Aquino.

Durante os trabalhos, o representante da Gol Linhas Aéreas, Alberto Fajerman, solicitou a adesão da companhia ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS). Na ocasião, Aquino salientou que os voos serão diários.

A Two Flex recebeu, no final do ano passado, autorização da Agência Nacional de Aviação Civíl (Anac) para realizar o serviço de transporte aéreo regular de passageiros no âmbito da aviação regional. A empresa possui 18 aeronaves Cesna Gran Caravan, com capacidade para transporte de 12 passageiros. A empresa irá atuar em uma espécie de parceria com a Gol Linhas Aéreas, sistema que já ocorre em outros países.

“Desde 2015 trabalhamos pelo incremento da aviação Regional no Estado. E há mais de seis meses esse assunto está sendo tratado em reuniões com a Secretaria Nacional da Aviação, Secretaria Estadual dos Transportes, Frente Parlamentar da Aviação Civil Regional, na Assembleia Legislativa e com as empresas Gol e Two Flex. Inclusive, em dezembro passado, foi realizado um voo experimental Porto Alegre-Bagé, já com a aeronave que vai realizar essas novas rotas. Os diretores das duas empresas ficaram tão satisfeitos e empolgados com o nosso potencial de mercado que, a partir desse voo, decidiram ampliar para cinco linhas aéreas regionais. Nossa expectativa é que estejam operando em março. Bagé está de parabéns por ter sido pioneira e decisiva nesse projeto. Toda a comunidade do município e região estará ligada com o mundo, a partir de agora, através do transporte aéreo”, declarou o deputado estadual Frederico Antunes.

Em Bagé, ao saber das novidades, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, se manifestou sobre o assunto: “Há o reconhecimento de que temos demanda efetiva na região para deslocamentos rápidos e seguros, condição prioritária para o desenvolvimento econômico acontecer. Estamos permanentemente em contato com todas autoridades tratando deste tema que é uma das prioridades do governo Divaldo Lara”, fala.

O deputado estadual Luis Augusto Lara (PTB) falou sobre a proximidade da conquista: “Bagé viveu várias gestões e nenhuma conseguiu ou se empenhou para o retorno dos voos regulares para a Rainha da Fronteira. Já a administração atual colocou um avião até na logomarca de governo, o que demonstra a confiança que tínhamos em atingir este objetivo. Estamos abrindo as portas de Bagé para o mundo novamente”.

O prefeito Divaldo também comentou sobre mais esta etapa: “A viabilização dos voos regulares têm sido pauta frequente de reuniões da nossa gestão. Desde janeiro estamos apresentando documentações e nos reunindo com autoridades para conquistarmos este serviço, que é esperado há muitos anos pelos bageenses. A conquista afirma o compromisso com o desenvolvimento de Bagé e região, beneficiando várias áreas. Agradecemos a todos que vêm nos ajudando a avançar no tema”.