Educação abre mais de 700 novas vagas em dois anos

Foto: Vitor Garcia

Em 2017, a gestão do prefeito Divaldo Lara colocou a educação como uma das prioridades do governo municipal. Juntamente com a secretária de Educação e Formação Profissional Adriana Lara, já no primeiro mês de administração, foram abertas 372 novas vagas, entre Emeis e Emefs, o que proporcionou a inserção de mais crianças nas salas de aulas.

Neste ano, além de ter previstas duas inaugurações de escolas – Emei Dener Assunção, construída junto ao residencial São Sebastião e Centro de Educação Melanie Granier, no centro – foram criadas mais 352 vagas em classes de berçário I e II, maternal I e II e pré I e II. As escolas que vão receber estes alunos serão a Emei Dener Assunção Braz (84 novas vagas), Emei Marianinha Lopes (148 novas vagas), Emef Prof. Manoel Arideu Monteiro (25 novas vagas), Emef Paulo Freire (20 novas vagas), Emef Candido Bastos (25 novas vagas) e Emei Nossa Senhora do Carmo (50 novas vagas).

No total, o governo proporcionou 724 novas matrículas na rede municipal de ensino nestes dois anos. “A administração atual melhora a cada dia a educação na cidade. São feitos vários investimentos na área, que inclusive proporcionaram a construção de uma nova escola infantil e a reforma completa do prédio da escola Melanie Granier, que vai receber os alunos da Emei Marianinha Lopes, da Creche Corujinha e também de alunos de outras instituições de ensino para atividades paralelas. Será a melhor estrutura de ensino infantil de toda região”, destacou Adriana.

Além disso, estas vagas possibilitaram que um objetivo, com prazo de dois anos para ser alcançado, fosse conquistado muito antes. O Plano Nacional de Educação (PNE) indica que as ofertas para a faixa etária de quatro a cinco anos de idade atinja 100% até 2020 da população de cada cidade. A Smed, com a criação das novas vagas. já chegou a este indicador em 2018.

O prefeito também comemorou o índice: “Estamos sempre engajados em melhorar a qualidade na rede pública de ensino. A educação é uma área em que todos os esforços são recompensados”, garantiu. A Smed informa que ainda estão disponíveis, em algumas escolas, vagas para pré I, para alunos que completam quatro anos até o dia 31 de março de 2018; e para pré II, para os que fizerem cinco anos até 31 de março de 2018. Já para berçário e maternal, todas as vagas foram preenchidas.

Para quem desejar realizar a matrícula, bastar ir até a secretária munido com os seguintes documentos: duas fotos 3×4 do aluno; certidão de nascimento; cartão de vacinas; comprovante de residência e carteira de identidade com CPF dos país ou responsáveis. O ano letivo municipal inicia em 26 de fevereiro.