Saúde comemora avanços no setor de odontologia

Foto: Rodrigo Sarasol

A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, através da Coordenadoria de Saúde Bucal, está comemorando os resultados alcançados em 2017 e projeta ampliações da cobertura na rede pública para este ano. Segundo balanço realizado por este setor, somente no ano passado, foram realizados aproximadamente 63 mil atendimentos.

A coordenadora municipal de Saúde Bucal, Juliana Deibler, informou que o município teve um grande avanço no período, nos atendimentos das 21 unidades de saúde, atendido pelo corpo técnico de 37 cirurgiões-dentistas. “O sucesso deste ano deve-se à determinação e ao compromisso de toda a equipe. O número de procedimentos superou todas as expectativas. Avançamos muito na cobertura de atendimentos em saúde bucal na cidade”, destaca.
Segundo Juliana, os investimentos realizados neste último ano passaram a proporcionar à população tratamentos que antes eram oferecidos quase que exclusivamente pelo setor privado. Um exemplo foi a reabertura do Centro de Especialidades Odontológica (CEO), que estava fechando há mais de um ano. Após passar pelas reformas exigidas conforme normas de biosegurança da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, o local recebeu mais três profissionais, sendo eles um para trabalhar a endodontia, que era uma demanda reprimida, um bucomaxilofacial para exodontia de alta complexidade em bloco cirúrgico, atendendo inclusive pacientes com necessidades especiais e um clínico, para os atendimentos clínicos e também para quem possui alguma necessidade especial. “Hoje o CEO está em pleno funcionamento, atendendo cerca de 500 pacientes no mês. Estamos investindo cada vez mais para que a população possa tratar dos dentes desde a infância até a idade adulta”, complementa a coordenadora.
Outro importante avanço odontológico foi a implantação do plantão odontológico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA- 24h), funcionando atualmente das 10h às 22h, de segunda a sexta-feira, finais de semana e feriados, com três cirurgiões-dentistas e dois auxiliares de saúde bucal, atendendo 720 pacientes mensais em casos de urgências e emergências.
As unidades do Passo das Pedras e Prado Velho, passaram por reformas estruturais, sendo que a primeira recebeu mais um profissional, passando a oferecer o serviço nos turnos da manhã e tarde, atendendo em média 200 pessoas por mês. Já o gabinete odontológico do Prado Velho que estava desativado há mais de quatro anos, foi reaberto, onde foi colocada uma cadeira odontológica nova, equipamentos odontológicos, instrumentais e materiais de consumo. Esta unidade passou a oferecer o serviço nos cinco dias da semana, beneficiando cerca de 120 pacientes mensalmente. “Durante 2017, tivemos várias melhorias na área da odontologia, como a reabertura do CEO, implantação do plantão na UPA e a contratação de mais profissionais para o atendimento em localidades que havia deficiência no serviço bucal”, complementa falando também sobre a solução de antigos problemas “conseguimos solucionar situações antigas como o de material de consumo, melhorias estruturais dos consultórios e a aquisição de novos equipamentos odontológicos, como, cadeira, aparelho de ultrassom, jato de bicarbonato, autoclave e compressores, comemora a coordenadora.