Bagé se prepara para receber 1164 novas moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida

Município foi o único contemplado com todas as unidades disponíveis para o Rio Grande do Sul

Foto: Sergio Galvani

A Prefeitura de Bagé começou, nesta semana, a obra de asfaltamento da rua Breno José Coronel Machado, no bairro Morgado Rosa, que faz parte da preparação do município para receber as 1164 novas moradias, pelo programa Minha Casa Minha Vida – modalidade faixa 1, para famílias com renda de zero a R$ 1,8 mil reais.

A via, que inicia na avenida Leonel Brizola (ao lado do ginásio Mosquitão), vai dar acesso aos futuros 564 imóveis que serão construídos neste bairro pela empresa Michelon Construtora e Incorporadora, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Serão asfaltados 800 metros e a previsão é que seja entregue em dez dias, exceto, em caso de mau tempo.

Morador do bairro há 23 anos, o líder comunitário, Manoel Antônio da Silva, falou sobre a movimentação das máquinas da Prefeitura na rua. “Desde que vim morar aqui batalho por melhorias. O Morgado Rosa estava sacrificado, mas agora só tenho a agradecer por este trabalho dos funcionários que a gente vê que são dedicados e fazem com carinho”, relata.

O titular da secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Ronaldo Hoesel, comemorou o início da pavimentação: “Com as muitas economias que o Governo Municipal vem realizando, está sendo possível realizar a obra, orçada em cerca de 500 mil reais. Estamos felizes em proporcionar para esta comunidade um trânsito melhor e parabenizar a equipe que trabalha na usina de asfalto pela competência”, destacou.

Residenciais

Em junho deste ano, Bagé foi selecionada para receber o maior número de moradias da história do município. Entre todas as cidades do Rio Grande do Sul, a Rainha da Fronteira foi a única contemplada a receber 1164 novas moradias populares.

Segundo o gerente da área de engenharia da Caixa, Paulo André de Abreu Alves, a ação aconteceu depois de um longo tempo sem contratações nesta faixa de renda. “Nos outros estados do Sul, os empreendimentos foram distribuídos entre várias cidades. No Rio Grande do Sul ocorreu uma concentração de todas as destinações só para Bagé, foi atípico”, observa. Para Alves, a qualidade dos projetos apresentados pelo Governo Municipal foi determinante para a escolha. “Serão empreendimentos mais bem inseridos na malha urbana e esse era um dos critérios analisados pelo Ministério das Cidades. O estado adiantado dos projetos e os empreendimentos localizarem-se em áreas menos carentes, perto de escolas e asfalto, foi o que contribuiu para esta conquista”, afirma. As moradias serão divididas em quatro empreendimentos, dois loteamentos de casas e outros dois de apartamentos.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), Carlos Adriano Carneiro, além das 564 moradias no bairro Morgado Rosa (zona leste), serão construídas outras 600 unidades na zona norte. O investimento será de cerca de R$ 83 milhões de reais.

O prefeito Divaldo Lara destaca que esta é uma das melhores notícias do ano para a cidade, pois é o maior número de vagas disponível à população de baixa renda da história de Bagé, dentro deste programa habitacional brasileiro. “Com esta vitória, o município atingirá parâmetros de redução de déficit habitacional nunca antes vistos. Estamos contemplados com o maior investimento em habitação de todos os tempos. Um recorde para nossa gestão, que melhorará a qualidade de vida de milhares de pessoas, além de significar uma injeção de recursos na área da construção civil, geração de emprego e renda”, finaliza.

Veja mais no vídeo: