Fundo Municipal da Pessoa Idosa busca aumento de doações

O Fundo Municipal da Pessoa Idosa está buscando, através de parcerias com o poder público, aumentar o número de colaborações e o valor que é destinado a ações em prol da terceira idade. O objetivo do fundo é facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à pessoa idosa.
Em Bagé, atualmente, o aporte financeiro do fundo é de apenas R$ 27 mil reais, entretanto o recurso pode ser estimado em cerca de 2 milhões. A doação pode ser feita em qualquer mês do ano, mas somente pode ser deduzida do Imposto de Renda referente ao ano-calendário em que a doação ocorrer. A contribuição, além de auxiliar as pessoas idosas atendidas diariamente pela rede municipal e conveniada, é um exercício de cidadania.

Quem pode doar
A legislação estabelece que toda pessoa jurídica, tributada pelo lucro real, pode doar o limite máximo de 1% do Imposto de Renda devido. O contribuinte pessoa física, que utiliza o formulário na declaração anual, pode doar até 6% do valor total devido. O valor financia ações voltadas às pessoas com mais de 60 anos, contribuindo com programas e iniciativas que levem qualidade de vida aos idosos.