Centro de Especialidades Odontológicas começa a funcionar hoje

Crédito: Rodrigo Sarasol.

A partir desta terça-feira (21), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) retomará as suas atividades que estavam suspensas desde maio de 2016. O CEO é um estabelecimento de saúde, participante do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), classificados como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade.
O Centro de especialidades Odontológica está preparado para oferecer à população os seguintes serviços:
1) Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca
2) Periodontia especializada
3) Endodontia
4) Prótese dentária
5) Cirurgia Bucomaxilofacial
O CEO, segundo uma das coordenadoras da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Juliana Deibler, é uma complementação do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), que atende os pacientes na unidade de saúde mais próxima de sua residência. “Quando houver necessidade, o profissional encaminha o paciente para o CEO. Nas unidades básicas de saúde são realizados somente atendimento de clínica geral, por isso os pacientes são encaminhados ao Centro de Especialidades quando houver necessidade de procedimentos especializados”, comenta.
Os pacientes deverão primeiramente consultar em seu posto de referência e conforme a necessidade, os dentistas já fazem o termo de referência e encaminham para o centro e serão chamados através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).
Conforme Juliana, no CEO é desenvolvido o atendimento aos pacientes que necessitam de serviços mais complexos e são atendidos por especialistas de cada área solicitada, conforme a necessidade. “O CEO foi reformado adequando-se às modificações solicitadas pela Vigilância Sanitária da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, visando comodidade, biossegurança e acessibilidade ao paciente”, completa.
Para o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mario Mena Kalil, a reabertura do CEO reforça o grande projeto da sua gestão para a saúde dos bageenses. ” O centro vai atender a população em diversos setores da área da odontológica, oferecendo atendimento apropriado para cada caso”, salienta.
Para o prefeito Divaldo Lara, trata-se de uma grande vitória, “é mais um serviço que não estava funcionando, mas que com uma gestão eficiente passa a transformar a realidade da saúde dos bageenses.”
O Centro de Especialidade Odontológica fica localizado na rua Melanie Granier, 1240.