Comunicação >> Notícias

Secretaria de Saúde avança na implantação do SISREG

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (22.08) uma reunião de planejamento para a implantação do SISREG (Sistema Online de Regulação de Consultas e Exames do SUS). A previsão da Secretaria de Saúde (SMS) é que as primeiras consultas de especialistas já sejam marcadas através do sistema no dia 2 de setembro, e em um segundo momento, os exames também irão passar a ser regulados pelo mesmo.

O encontro aconteceu na sede da SMS onde a secretária Áurea Estela Pereira recebeu o técnico do DATASUS, Olmiro Amaral Junior que realizou uma capacitação sobre o funcionamento e gerenciamento do sistema, além de contribuir na implantação do SISREG que é um projeto piloto do ministério.

Amaral destacou que este sistema é disponibilizado para os município de forma gratuita pelo Ministério da Saúde, sendo um projeto piloto ainda. “Bagé é a primeira cidade do interior do Rio Grande do Sul a implantar este sistema que tem como objetivo trazer aos usuários do SUS, melhor acesso aos exames e consultas da rede”, finalizou.

O SISREG inicialmente será implantando em seis unidades de saúde no município sendo elas: ESF Santa Cecília, PAM I, Posto Camilo Gomes, ESF Gaúcha, ESF Castro Alves e ESF São Martins. “Desde que assumi a secretaria de saúde, o que mais me sensibilizou foram as filas e as romarias que os usuários da rede tinham que fazer para conseguir marcar exames e consultas, além das despesas com passagens onde algumas pessoas chegavam a gastar seis passagens de ônibus para conseguir marcar um exame, e isto acabou se tornando um desafio de gestão para mim melhorar o atendimento e dar conforto aos usuários é somente uma das vantagens que o SISREG irá nos trazer. E tenho certeza que agilizando os exames e diminuindo as filas nos postos de saúde, estaremos dando um grande passo na qualificação na gestão da saúde pública” , relatou Aura Stella.

 

 

Murilo Gonçalves

© 2014 Prefeitura Municipal de Bagé
Av. General Osório, 998 - Centro - CEP 96400-100 - (53) 3240.4300
NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação