Arquivo promove palestra e exposição antimanicomial

Aconteceu ontem pela manhã, no Auditório do Arquivo Municipal Tarcísio Taborda, evento alusivo aos “26 anos de Luta Antimanicomial em Bagé”. Na ocasião palestraram o Psiquiatra Delvo de Oliveira; a Psicóloga Fanny Helena Sales; e a Coordenadora do Curso de Psicologia, Susana Curi Jorge. Também foram expostos para visitação, na Galeria do Arquivo Municipal Tarcísio Taborda, alguns “banners” e painéis com fotos, sobre as atividades desenvolvidas pelos usuários do CAPS II.

Hino à cidade de Bagé

Letra – Hipólito Lucena
Música – Vitor Neves

Dos teus campos a linda verdura
Mostra a força, a grandeza, a pujança,
E na guerra, demonstra bravura
O teu filho, empunhando uma lança!
Ribombou no teu seio o canhão
Dos combates gravados na História!…
Revivemos, da glória, a canção.
Sons de sinos dobrando vitória

II
Estribilho
Em teu seio nasceram heróis
Que souberam honrar ao Brasil!
A grandeza da Pátria constróis,
Minha Terra, Bagé Varonil.

III
Junto ao cerro das bandas do Sul,
Tu te estendes alegre, garrida,
Minha terra, de céu tão azul,
Sentinela da Pátria querida!…

és rainha, sustentas a palma
De que tanto me orgulho e me ufano!
Retempero meu corpo e minh’alma
Ante o sopro feroz do minuano!…

IV
Estribilho
Em teu seio nasceram heróis,
Que souberam honrar ao Brasil!
A grandeza da Pátria constróis
Minha Terra, Bagé Varonil

Projeto de extensão sobre o Imba é desenvolvido no Arquivo

Desde o ano passado vem sendo desenvolvido o projeto de extensão da Unipampa em parceria com o Arquivo Público Municipal no acervo do Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA) e segundo o coordenador do projeto Luís Borges dos Santos Junior, o objetivo é analisar, avaliar e diagnosticar todo acervo desde sua fundação da instituição até os dias de hoje. O projeto conta também com a participação do aluno Matheus Azevedo.

Coordenador Luis e o aluno Matheus da Unipampa

Arquivo Público homenageia personalidades com denominações de salas

Aconteceu, na sexta-feira 27 de abril, a inauguração do auditório Teo Vaz Obino, espaço localizado no Arquivo Público Municipal de Bagé Tarcísio Taborda. A atividade iniciou às 10h30min e contou, também, com o descerramento de placas de quatro novas salas do espaço. Todas elas com materiais e acervo que homenageiam personalidades de destaque da história da Rainha da Fronteira. São elas: acervo do Desenvolvimento Rural (dr. Luís Olavo de Almeida de Salles); acervo Assistência Social (dr. Octávio Assumpção Gaffrée); acervo Saúde (dr. Maurício Infantini Filho) e acervo Prefeitura de Bagé (professora Zair da Rosa Romero).                                                                                                    O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito Divaldo Lara.

 

 

Arquivo Público recebe Scanner Planetário

O Arquivo Público Municipal conta agora com um Scanner Planetário. O Scanner tem capacidade de digitalizar todos os tipos de documentos, sendo o único na administração pública. O equipamento foi doado pela Associação dos Amigos do Arquivo Público no dia 20 de abril. Segundo a arquivista Rosane de Andrade o equipamento será muito útil ao município garantindo a segurança dos acervos, reduzindo custos,  armazenamento e duplicação dos arquivos impressos.

Scanner Planetário encontra-se disponível no Arquivo Público