RETROSPECTIVA 2018 – ARQUIVO PÚBLICO

30 DE NOVEMBRO 2018.

O Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda, recebeu a visita do governador do Rotary Eduardo Domingues e dos companheiros do Rotary Club Bagé. Da cidade de Uruguaiana o governador vem para orientar os clubes nas metas distritais. Além do arquivo, visitou também outras entidades como a Santa Casa de Caridade, Hospital Universitário, APAE para saber qual a necessidade da comunidade e incentivar os clubes a criar projetos para buscar na fundação recursos para auxiliar as entidades assistenciais do nosso município.
“Viemos conhecer a história do Rotary Club Bagé que é o mais antigo do Distrito 4780. Esse trabalho que fizeram no Arquivo Público de Bagé é importante, pois fica registrada aqui no a história do Rotary desde a sua fundação.” Eduardo, vivamente emocionado ressaltou
ainda: “ É importante saber que existe alguém preocupado na preservação da história.”
O acervo do Rotary Club Bagé foi doação na gestão do presidente Vilmar Marin e contém troféus, fotografias, documentos e revistas do Rotary Brasil que contam mais de 80 anos de história.

RETROSPECTIVA 2018 – ARQUIVO PÚBLICO

28 DE NOVEMBRO 2018.

O Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda, recebeu a doação de troféus e medalhas confeccionados pelo empresário da arte José Paulo Dotto. Proprietário da empresa Griffin, juntamente com sua esposa Arcélia, Dotto produzia troféus para toda a região. Elaborava peças exclusivas, um trabalho quase artesanal onde concentrava toda sua inspiração e atenção. Foram milhares de troféus confeccionados ao longo dos anos. Atuou em entidades, sindicatos e associações como a Aciba, Rotary e Maçonaria. A doação foi feita por Arcélia Dotto.

 

RETROSPECTIVA 2018 – ARQUIVO PÚBLICO

19 DE SETEMBRO 2018.

O Arquivo Público Tarcísio Taborda recebeu nesta manhã a doação de fotografias, plantas, recortes de jornal, relatórios, cartas entre outros documentos referentes à “Comissão Executiva Pró Monumento Conselheiro Gaspar Silveira Martins”, que pertenciam a Dr. Jonio Ferreira de Salles. A doação foi feita por sua filha Rosa Alice de Salles. Esse rico material completa todo o acervo histórico do monumento de Gaspar Silveira, tendo em vista que o jornalista Orlando Carlos Brasil anteriormente doou a documentação pertencente ao Dr. Carlos Brasil.

RETROSPECTIVA 2018 – ARQUIVO PÚBLICO

19 DE SETEMBRO 2018.

Na semana Farroupilha deste ano, o Arquivo Público Tarcísio Taborda presta uma pequena homenagem a nossa tradição. Uma mini exposição de fotos que retratam o tradicionalismo. As fotos são do inesquecível publicitário bajeense Betto Coronel. A exposição está aberta das 8h às 14h até o dia 27 de setembro.

No dia 28 de setembro o Arquivo recebe outra exposição que conta a história do Dr. João Coronel Sais.