DOAÇÃO DE ACERVO – Outubro/2019

Grande evento marcou a celebração da entrega de documentos referente a Revolução Farroupilha e a Revolução Federalista pertencentes a família Silva Tavares

Os volumes de documentos que pertenceram ao General João Nunes da Silva Tavares “Joca Tavares”, foram guardados pela família por mais de um século.

O evento contou com a presença Sr. Prefeito Municipal Manoel Machado, autoridades da cidade e convidados da família.

Agora, a descendente do comandante, a Sra. Yara Maria Botelho Vieira, entregará a documentação para ser mantida no Arquivo Público e dar acesso à documentação para a população de Bagé.

Mais de  dois mil itens inéditos que estarão à disposição da comunidade para pesquisa.

Nosso muito obrigado a família da Silva Tavares pela confiança.

“ Os documentos silenciosos querem se fazer ouvir.”

 

 

 

MEMÓRIA NO ARQUIVO/ESCOLAS – Setembro/2019

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro dentro da programação do Arquivo Público com parceria da Secretaria de Educação de Bagé – SMED e o Núcleo de Pesquisas Históricas de Tarcísio Taborda – NPHTT.

O “MEMÓRIA NO ARQUIVO” contou com a presença de seis escolas da rede municipal de Bagé, são elas:

EMEF Dr Antenor Gonçalves Pereira (32alunos), EMEF João Thiago do Patrocionio (30alunos), EMEF Nicanor Penã (30alunos), EMEFGabriela Mistral (35alunos), EMEF Nossa Senhora das Graças (23alunos) ea EMEF Emilio Luiz Mallet (26alunos).

Os alunos puderam conhecer as dependências do Arquivo, conhecer suas salas, hemeroteca, fototeca, sala de higienização e por fim participaram de uma conversa sobre a história e a memória de Bagé, no auditório.